Ivone Muhlemann e o Novembro Azul

Tão importante quanto as mulheres se cuidarem, também se faz necessário que os homens se cuidem. As mulheres de meia idade foram as clinicas e hospitais para fazerem exames principalmente no controle e combate ao câncer da mama.
Outubro é o mês que marca a luta contra o câncer de mama. O Brasil é um dos países a aderir ao movimento que já dura dez anos e começou na Califórnia. O “Outubro Rosa” é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença, principalmente o público feminino.
No Brasil, o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca. Para este ano são esperados 50 mil novos casos e aproximadamente 10 mil mortes. A maior incidência deve ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, e a menor nas regiões Norte e Nordeste.
No homem a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
 O Câncer  da Próstata teve novos casos em 2011 cerca de   13.129, tem uma estimativa de mais 68.800 novos casos em 2014. O câncer de próstata é aproximadamente duas vezes mais comum em homens negros se comparados aos brancos, portanto devem fazer o exame de PSA, homens com idades acima de 45 anos. 
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde está promovendo o Novembro Azul, onde homens acima de 45 anos tem acessoa a rede, para efetuar seu checape e fazer sua prevenção ao câncer.
O alerta aqui, deve ser feito também as mulheres, que são muito importante no apoio aos seus maridos ou parceiros,  incentivando-os a fazerem seus exames, os machos não são super-homens e dado ao preconceito deixam de se cuidar. Nessa hora que entra a mulher, com todo o seu jeito especial, para convencer seu amor a cuidar-se para que ambos tenham uma vida saudável.